22/08/2010

Saiu no JN esta semana.

O agricultor que há uma semana foi apanhado a conduzir embriagado uma carroça puxada por uma burra, na EN 17, em Celorico da Beira, foi ontem condenado, em processo sumário, a pagar 450 euros de multa.
Paulo Bento, de 38 anos, agricultor, foi condenado pelo Tribunal Judicial de Celorico da Beira  por ter sido apanhado a 11 de Agosto a conduzir o veículo de tracção animal com uma taxa de alcoolemia de 2,85 g/l no sangue.

O valor mínimo da multa aplicada, que totaliza 450 euros, teve em conta a situação social do arguido e o facto de ser primário.
Foi-lhe ainda aplicada, como pena acessória, a inibição de conduzir qualquer veículo motorizado por um período de sete meses.

É o que dá não ter um Á.É....

11/08/2010

Autoridade do Trabalho diz que CTT discriminou trabalhadores

29-04-2010 por AUGUSTO FREITAS DE SOUSA
Autoridade do Trabalho diz que CTT discriminou trabalhadores

Queixa de que a empresa só aumentou filiados dos sindicatos que assinaram Acordo de Empresa terminou em coima de 14 mil euros

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) aplicou uma coima aos CTT por terem decidido não actualizar o salário de parte dos seus trabalhadores. O Sincor já garantiu ao i que o próximo passo será uma acção judicial se os CTT insistirem em não regularizar a situação.

A coima de 14 mil euros, segundo a ACT, "com fins pedagógicos e de prevenção", teve origem numa queixa do Sincor e do SNTCT que alegava que os CTT discriminaram os trabalhadores filiados nestes sindicatos, por não terem assinado o Acordo de Empresa (AE) referente a 2008. Uma prática que os sindicalistas consideraram "discriminação directa salarial em função da filiação sindical" e que a ACT veio subscrever.

No documento da decisão da ACT, a que o i teve acesso, ficou provado, com a admissão dos CTT, que a partir da entrada em vigor do AE 2008, os trabalhadores membros dos sindicatos que o assinaram "auferiram de imediato um aumento salarial, não tendo havido qualquer alteração quanto à natureza, qualidade e quantidade do trabalho". Conclui a ACT que existe uma "inadmissível diferenciação da retribuição".

Todavia, os sindicatos garantem que não existe recentemente um processo em tribunal em que os CTT não tenham sido condenados ao seu pagamento. Avançam que tudo seria diferente se a administração fosse directamente responsável e a culpa não "morresse solteira".

Correia de Almeida Advogado do Sincor
"Se os CTT não acatarem a decisão, vamos para tribunal"

Porque razão os CTT não actualizaram os salários dos trabalhadores filiados nos referidos sindicatos? Como forma de pressão ilegítima e com o objectivo claro de os levar a desfiliarem-se e a subscreverem directamente o AE de 2008.

O que acontece se os CTT não pagarem a coima? Se decidirem actualizar os salários, será com retroactivos? Os CTT ou impugnam ou aplicam a decisão. Se não o fizerem incorrem em novo e agravado processo. O Sincor estará atento. Terá obrigatoriamente de ser com retroactivos, mas não só: juros de mora e danos morais.


Esta decisão leva o sindicato a agir judicialmente? Com base na decisão do ACT e reconhecimento daquilo que o Sincor vinha defendendo, caso, num curto espaço de tempo, a decisão não seja cumprida por parte dos CTT, serão interpostas acções judiciais a pedir a condenação no pagamento das diferenças salariais, juros de mora e danos morais atento aos conflitos laborais e mal-estar que a discriminação provocou em centenas de trabalhadores.

01/08/2010

E viva lá Crise ...!

Em 2010 vamos ter um crescimento recorde, nunca visto em Portugal", estima o responsável de marketing da Porsche em Portugal, que acredita que a marca alemã vai vender este ano mais de 300 viaturas, a preços entre 66 e 273 mil euros.

Representante da Aston Martin em Portugal, marca com preços entre 170 e os 350 mil euros, no primeiro semestre. "2010 vai ser melhor do que 2009",

A Jaguar liderou o crescimento das vendas de automóveis de luxo, com 156 viaturas, mais 58 do que em igual período do ano passado.

No mesmo período, diz a (ACAP), a Ferrari vendeu 14 automóveis,  a Aston Martin 11, a Maserati estabilizou nas quatro viaturas, a Lamborghini quatro automóveis vendidos, enquanto a Bentley vendeu três .
-------E eu e tu trabalhamos toda a vida para ...eles terem os luxos?!!